domingo, 22 de julho de 2012

Primeiras reflexões sobre o perispírito

OBJETIVOS:
- levar ao conhecimento da criança as três partes formadoras do homem encarnado;
- estimular na criança a reflexão de suas escolhas, de suas atitudes diante da existência atual.


Atividade 1:
Levar uma maçã e perguntar às crianças se podemos comparar a maçã a nós. Pedir a elas que pensem antes de responder. Quem disser sim, fica de um lado da sala, quem disser não fica do outro lado. Todos devem dizer o por quê da resposta.


DESENVOLVIMENTO:

Perguntar quais as partes da maçã. Depois que eles tentarem responder explicar que ela é formada pela casca, polpa e semente. Deixe a criança refletir o que tem a ver essas partes com o homem encarnado. Dirigir a conversa para que eles percebam que o corpo sem o Espírito é inerte e que o Espírito, que não é matéria, precisa de um " meio termo" para se ligar ao corpo, que chamamos de perispírito. Explicar que o perispírito é uma matéria menos densa que o corpo e é através dele que nós, Espíritos, nos manifestamos.
            Então a casca da maçã seria o nosso corpo, a polpa o perispírito e a semente o Espírito.O principal da maçã seria a semente, assim como o principal na nossa formação de encarnados é o Espírito.
            Compreendida a relação proposta na atividade, passar a analisar com eles o por quê dessa comparação:

  • Uma maçã deixada numa fruteira, parada, com o tempo irá murchar, apodrecer e será jogado fora sem ter tido um melhor destino como o de alimentar alguém. Assim também nós, quando não nos importamos com nada, quando não acionamos a vontade para a realização de algo na vida, não crescemos em Espírito, é como se o deixássemos adormecido num corpo que também "murchará" com o tempo;
  • Quando não nos importamos em transportar essa maçã com cuidado, deixando-a bater, ela ficará machucada, estragada. Assim também nosso corpo deve ser bem cuidado porque ele dá oportunidade ao Espírito de estar aqui na Terra buscando progresso, evoluindo;

            Assim também devemos pensar muito nas nossas ações, nas escolhas que fazemos. Desde a hora em que nos levantamos a vida nos propõe escolhas ( citar com as crianças, as diversas escolhas que temos que fazer durante o dia: fazer tarefa ou ver tv, prestar atenção na aula ou brincar, companhias que me fazem bem etc, etc.) Lembrar que por todas as escolhas feitas também seremos responsabilizados.
            Todas as nossas atitudes, sentimentos são registradas no perispírito daí a importância de estarmos melhorando-os.
            Trabalhando com o Espírito para que ele possa se reeducar estaremos também promovendo uma melhoria no perispírito e por conseqüência os atos, as palavras, tudo que emana dele será aprimorado.

FIXAÇÃO:

Convidar as crianças para fazerem um círculo, dividir a maçã e questionar sobre dúvidas que poderão ser esclarecidas com a participação de todos.



Fonte: aula adaptada do site
http://www.cebatuira.org.br/EvangelizacaoInfantil/evangelizacaoinfantiljulho03.htm
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário