- levar ao conhecimento da criança as três partes formadoras do homem encarnado;
- estimular na criança a reflexão de suas escolhas, de suas atitudes diante da existência atual.
Atividade 1:
Levar uma maçã e perguntar às crianças se podemos comparar a maçã a nós.
Pedir a elas que pensem antes de responder. Quem disser sim, fica de um lado da
sala, quem disser não fica do outro lado. Todos devem dizer o por quê da
resposta.
DESENVOLVIMENTO:
Perguntar quais as partes da maçã. Depois que eles tentarem responder
explicar que ela é formada pela casca, polpa e semente. Deixe a criança
refletir o que tem a ver essas partes com o homem encarnado. Dirigir a conversa
para que eles percebam que o corpo sem o Espírito é inerte e que o Espírito,
que não é matéria, precisa de um " meio termo" para se ligar ao
corpo, que chamamos de perispírito. Explicar que o perispírito é uma matéria
menos densa que o corpo e é através dele que nós, Espíritos, nos manifestamos.
Então a casca da maçã seria o nosso corpo, a polpa o perispírito e a semente o Espírito.O principal da maçã seria a semente, assim como o principal na nossa formação de encarnados é o Espírito.
Compreendida a relação proposta na atividade, passar a analisar com eles o por quê dessa comparação:
Então a casca da maçã seria o nosso corpo, a polpa o perispírito e a semente o Espírito.O principal da maçã seria a semente, assim como o principal na nossa formação de encarnados é o Espírito.
Compreendida a relação proposta na atividade, passar a analisar com eles o por quê dessa comparação:
- Uma
maçã deixada numa fruteira, parada, com o tempo irá murchar, apodrecer e
será jogado fora sem ter tido um melhor destino como o de alimentar
alguém. Assim também nós, quando não nos importamos com nada, quando não
acionamos a vontade para a realização de algo na vida, não crescemos em
Espírito, é como se o deixássemos adormecido num corpo que também
"murchará" com o tempo;
- Quando
não nos importamos em transportar essa maçã com cuidado, deixando-a bater,
ela ficará machucada, estragada. Assim também nosso corpo deve ser bem
cuidado porque ele dá oportunidade ao Espírito de estar aqui na Terra
buscando progresso, evoluindo;
Assim também devemos pensar muito nas nossas ações, nas escolhas que fazemos.
Desde a hora em que nos levantamos a vida nos propõe escolhas ( citar com as
crianças, as diversas escolhas que temos que fazer durante o dia: fazer tarefa
ou ver tv, prestar atenção na aula ou brincar, companhias que me fazem bem etc,
etc.) Lembrar que por todas as escolhas feitas também seremos
responsabilizados.
Todas as nossas atitudes, sentimentos são registradas no perispírito daí a importância de estarmos melhorando-os.
Trabalhando com o Espírito para que ele possa se reeducar estaremos também promovendo uma melhoria no perispírito e por conseqüência os atos, as palavras, tudo que emana dele será aprimorado.
Todas as nossas atitudes, sentimentos são registradas no perispírito daí a importância de estarmos melhorando-os.
Trabalhando com o Espírito para que ele possa se reeducar estaremos também promovendo uma melhoria no perispírito e por conseqüência os atos, as palavras, tudo que emana dele será aprimorado.
FIXAÇÃO:
Convidar as crianças para fazerem um círculo, dividir a maçã e
questionar sobre dúvidas que poderão ser esclarecidas com a participação de
todos.
Fonte: aula adaptada do site
http://www.cebatuira.org.br/EvangelizacaoInfantil/evangelizacaoinfantiljulho03.htm
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