Atividade 1: apresentar imagens
de pessoas estudando, fazendo atividades de aprendizado em diferentes culturas.
Perguntar: quem está estudando? Informar que todos, de uma forma e de outra
estão estudando.
Fonte:http://img.socioambiental.org/d/341998-1/000043_peq.JPG?g2_GALLERYSID=TMP_SESSION_ID_DI_NOISSES_PMT |
Fonte: http://cdn1.mundodastribos.com/wp-admin/uploads/2011/05/estudar.jpg |
Explicar que:
*Através do estudo progredimos.
*A criança da cidade precisa prestar atenção nas aulas e fazer os exercícios para poder, depois, adquirir novos conhecimentos que vão ajudá-lo a ter uma profissão, ser útil e contribuir para o progresso.
*A criança da aldeia indígena, também precisa aprender os costumes da tribo, as tradições, para contribuir para o bem-estar de todos do grupo.
Ressaltar que:
*Estudar é importante, porque através do estudo progredimos.
*Temos de aprender também a respeito de um conhecimento comum a todos os povos: o amor porque através dele, a vida se torna melhor.
***
Atividade
2:
dizer aos participantes que...
Deverão
prestar bastante atenção à conversa entre dois diretores de uma escola, a única
naquela cidadezinha , com apenas três salas de aula.
A sala da 3ª série é muito pequena para a quantidade de alunos.
Todas as formas de aproveitar o espaço já foram estudadas.
O grupo ajudará a encontrar a solução.
Realizar o seguinte diálogo:
Diretor
1- não podemos matricular os 25 alunos na 3ª série, porque a sala só dá para
20. Como escolher os cinco que não serão matriculados?
Diretor
2- Vamos estudar a situação. Temos alunos diferentes:
- os
que são inteligentes e prestam atenção às aulas. - os que são inteligentes, mas não prestam atenção às aulas.
- os que não são inteligentes, mas prestam atenção às aulas.
Diretor 1- É uma situação difícil e queremos ser justos. Vamos pedir a opinião de outras pessoas? (saem).
Pedir
que a turma proponham uma solução.
Ressaltar a
importância de algumas atitudes para se alcançar o sucesso nos estudos e na
vida. A partir das atividades que serão feitas, o grupo irá descobri-las. Atividade 3: Distribuir lápis e uma cópia de uma folha “milimetrada”, para cada criança. Utilizar a técnica do “desenho ditado”:
Explicar que cada um riscará o papel sobre as linhas e obedecendo as ordens que serão dadas.
Elas serão faladas UMA ÚNICA VEZ, isto é, não serão repetidas. O silêncio é fundamental.
*atenção é fundamental em tudo o que fazemos.
*Na escola nosso objetivo é aprender.
*Por falta de atenção mesmo os alunos inteligentes não alcançam o objetivo.
DITADO: Ordens a serem dadas:
Colocar o lápis no ponto nº1 (partida = canto inferior esquerdo do quadro).
Subir 2 quadrados
Avançar para direita 2 quadrados
Subir 4 quadrados
Avançar par direita 3 quadrados
Descer 2 quadrados
Avançar para direita 3 quadrados
Subir 5 quadrados
Avançar para direita 4 quadrados
Descer 1 quadrado
Avançar para direita 2 quadrados
Subir 5 quadrados (fim).
****
Colocar o lápis no ponto nº1 (partida = canto inferior esquerdo do quadro).
Subir 2 quadrados
Avançar para direita 2 quadrados
Subir 4 quadrados
Avançar par direita 3 quadrados
Descer 2 quadrados
Avançar para direita 3 quadrados
Subir 5 quadrados
Avançar para direita 4 quadrados
Descer 1 quadrado
Avançar para direita 2 quadrados
Subir 5 quadrados (fim).
****
Atividade 4:
- distribuir papel e lápis de
cor para os jovens. - pedir que desenhem uma casinha com portas, janelas e jardim. Se quiserem podem acrescentar corações ao redor da casa.
- o evangelizador deverá recolher o desenho, sem fazer qualquer comentário.
Perguntar: Vocês acham que
seus pais ou responsáveis vão gostar do desenho que fizeram se disserem: “é assim que eu vejo a nossa
casa, o nosso lar”?
Perguntar: Se você pudesse
você mudaria o desenho que fez para dar a eles? O que você mudaria no seu
desenho?
Dizer que:
-Todos da turma sabiam
como desenhar uma casinha com portas, janela e jardim;
- Alguns capricharam no
desenho, mesmo sem saber para quê serviria.
- Outros
zombaram da facilidade do desenho e não o fizeram direito, brincando com o
desenho, não o levando a sério;
Assim também é a vida, aonde:
(A) Há
pessoas que sabem muito, mas não dão o melhor de si.
(B)
Outras são inteligentes e dão o melhor de si, para conseguir o melhor que
podem.(C) Ainda há aqueles que não sabem algo, mas lutam para aprender e fazer o melhor que podem.
Perguntar: Até alguns minutos atrás, que tipo de pessoa era
você, do tipo A, B ou C?
(eles
não precisam responder, mas refletir)
Perguntar: Tudo que não me esforço para fazer bem, depois posso refazer?
Por exemplo, uma prova que eu
poderia ter estudado mais, prestado mais atenção na aula, a escola me deixa
fazer de novo a mesma prova?Perguntar: Tudo que não me esforço para fazer bem, depois posso refazer?
-Dizer que há coisas
que dá para voltar atrás e refazer, dando o melhor de si, pedir que citem
exemplos.
- Dizer que, aqueles
que quiserem, podem refazer os desenhos. Fonte: aula adaptada do Programa para Evangelização Espírita Infantojuvenil desenvolvido por Conceição Salles (CEERJ).
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