-
Nosso corpo foi maravilhosamente planejado por Deus. Exemplos: Meios de
proteção para os olhos: as sobrancelhas, para que o suor escorra pelos lados
sem entrar nos olhos, o que poderia causar irritação; os cílios que protegem os
olhos durante o sono e a lágrima, que joga para fora o cisco que cai no olho.
Pés para sustentarem o corpo. Como seria difícil equilibrar o corpo sem os pés!
E sem o movimento das pernas, como andar?
DINÂMICA
DE SENSIBILIZAÇÃO:
-Tapar os olhos das crianças e pedir que eles
descubram de que objeto se trata apenas com o tato.
-
Brincadeira do guia.
Perguntar:
-Quais
as dificuldades de uma pessoa que não enxerga, que é cega? Que coisa um cego
pode fazer?
Um
cego pode ler e escrever? (Dizer que os cegos escrevem de forma diferente e
lêem com os dedos).
Como
você pode ajudar uma pessoa cega? Se
você fosse cego gostaria que os colegas convidassem você para brincar e para
passear?
-
Quais as dificuldades de quem não pode andar? Como ele pode locomover-se?
- Como
você pode ajudar uma pessoa que não pode andar?
-Você
também chamaria um colega cego para brincar e passear?
-Você caçoaria de um colega
deficiente? A vida de um menino com deficiência é tão importante quanto a sua
vida? Por quê?
Expor que:
-
As deficiências do corpo tornam a vida mais difícil, mais trabalhosa.
-
As pessoas com deficiência precisam de respeito e de pessoas de boa vontade
para ajudá-las a ter a melhor vida possível.
- A vida de uma pessoa deficiente,
ou doente, é sempre tão valiosa quanto a de qualquer outra pessoa, pois
todos somos filhos de Deus em evolução
ATIVIDADE:
-
Pedir as crianças que façam uma pintura em um papel, com guache e
pincéis, sem utilizar as mãos. Cada um tentará descobrir a sua
forma de executar a tarefa. No final, depois de apresentarem seus trabalhos,
parabenizá-los pelo esforço.
- Prece: pedir que cada um
pense em um amigo, de qualquer idade, que tenha deficiências ou esteja apenas
doente. Dizer que, mesmo de longe, podemos ajudar um amigo, dependendo da
concentração do nosso pensamento.
Fonte: aula
adaptada do Programa
para Evangelização Espírita Infantojuvenil desenvolvido por Conceição Salles (CEERJ).
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