sexta-feira, 20 de julho de 2012

A importância da amizade

Objetivo: reconhecer que as amizades são laços que se formam por afinidades dos seus integrantes, tanto por qualidades quanto por defeitos, e a importância desse contato para nos aprimorar.



Atividade 1:

[Leilão do amigo] As crianças irão preencher uma ficha vendendo as suas qualidades e defeitos enquanto “amigo”. As crianças poderão comprar o amigo de acordo com as características que mais gostaram.



Refletir que:

àAs amizades são atraídas ou repelidas por nós de acordo com as nossas qualidades ou defeitos.

à É através do nosso modo de ser, agir e pensar que atraímos ou repelimos as pessoas.


Atividade 2:

[Refeição coletiva] Pedir às crianças que façam uma roda e mantenham as mãos dadas. Colocar uma cadeira no centro da roda com uma grande vasilha cheia de biscoito. Pedir que todos comam do biscoito/pipoca sem que soltem as mãos. Objetivo: pensar a amizade como um instrumento de cooperação que nos aprimora a paciência, a caridade, o amor.


Atividade 3:

[Emprestando o lápis] Pedir que cada criança escolha apenas um lápis de cor. Em seguida, entregar um desenho para eles colorirem com o lápis que têm. O objetivo da dinâmica é eles perceberem a importância de compartilhar com o outro o que se tem.

àFazer com que eles percebam que amizade é também compartilhar. E ao compartilharmos, nos tornamos mais repleto de conhecimento e de “cores”.



Refletir que:

à Segundo a lei de sociedade (L.E. questões 766-775), todos nós precisamos do contato com o outro para aprendermos a ser melhores. Até mesmo os nossos inimigos podem nos ajudar a crescer ao apontar as nossas limitações ou exercitando as nossas virtudes, como a paciência, por exemplo. Para que possamos progredir, precisamos do auxílio um dos outros.


Atividade 4:

[Desenho comunitário] Pedir às crianças que façam um desenho que retrate a amizade. Peçam para elas assinarem no canto da página. Depois de algum tempo, troque o desenho dela por outro e peça para completá-lo e assim por diante. Mostrar que o contato com outras pessoas pode ser enriquecedor, nos mostrando possibilidades que nem imaginávamos.


Concluir que:
fazer bons amigos nos dá a oportunidade de ser feliz, aprender e não sentir solidão.



Fonte: Dinâmicas adaptadas do site: http://www.catequisar.com.br/texto/dinamica/ind.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário