Atividade
1:
[Leilão do amigo] As crianças irão preencher
uma ficha vendendo as suas qualidades e defeitos enquanto “amigo”. As crianças
poderão comprar o amigo de acordo com as características que mais gostaram.
Refletir que:
àAs amizades são atraídas
ou repelidas por nós de acordo com as nossas qualidades ou defeitos.
à É através do nosso
modo de ser, agir e pensar que atraímos ou repelimos as pessoas.
Atividade
2:
[Refeição coletiva] Pedir às crianças que
façam uma roda e mantenham as mãos dadas. Colocar uma cadeira no centro da roda
com uma grande vasilha cheia de biscoito. Pedir que todos comam do biscoito/pipoca
sem que soltem as mãos. Objetivo: pensar a amizade como um instrumento de cooperação
que nos aprimora a paciência, a caridade, o amor.
Atividade
3:
[Emprestando o lápis] Pedir que cada criança
escolha apenas um lápis de cor. Em seguida, entregar um desenho para eles
colorirem com o lápis que têm. O objetivo da dinâmica é eles perceberem a
importância de compartilhar com o outro o que se tem.
àFazer com que eles
percebam que amizade é também compartilhar. E ao compartilharmos, nos tornamos
mais repleto de conhecimento e de “cores”.
Refletir que:
à Segundo a lei de sociedade
(L.E. questões 766-775), todos nós precisamos do contato com o outro para aprendermos
a ser melhores. Até mesmo os nossos inimigos podem nos ajudar a crescer ao
apontar as nossas limitações ou exercitando as nossas virtudes, como a
paciência, por exemplo. Para que possamos progredir, precisamos do auxílio um
dos outros.
Atividade
4:
[Desenho comunitário] Pedir às crianças que
façam um desenho que retrate a amizade. Peçam para elas assinarem no canto da
página. Depois de algum tempo, troque o desenho dela por outro e peça para
completá-lo e assim por diante. Mostrar que o contato com outras pessoas pode
ser enriquecedor, nos mostrando possibilidades que nem imaginávamos.
Concluir
que:
fazer bons amigos nos dá a oportunidade de ser feliz, aprender e não
sentir solidão.
Fonte: Dinâmicas adaptadas do site: http://www.catequisar.com.br/texto/dinamica/ind.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário